Apresentam-se os principais serviços que a SENHA põe ao dispor dos seus Clientes:

 

  • Segurança Alimentar (HACCP e ISO 22000)
  • Controlo de serviços concessionados
  • Avaliação Nutricional e Orientação Alimentar
  • Controlo de “stocks” e custos
  • Ementas
  • Formação
  • Projectos
  • ERS 3002/1 (APCER)

 

Segurança Alimentar (HACCP e ISO 22000)

Além do estudo das situações existentes e da consequente elaboração e implementação de sistemas “HACCP”, que permitam uma operação consentânea com altos padrões de segurança alimentar, a SENHA está em condições de acompanhar os seus Clientes até à certificação dos sistemas implementados por entidades externas para isso devidamente acreditadas, quer seja a nível do “HACCP” (Codex Alimentarius) quer de “sistemas de gestão de segurança alimentar” (ISO 22000).

A SENHA põe ainda à disposição dos Clientes acções de verificação em relação a unidades operacionais (inspecções higio-sanitárias e auditorias). As acções, que poderão incluir análises microbiológicas (alimentos, superfícies e mãos de operadores), têm como objectivo levantar as condições existentes e avaliar a evolução de situações em Unidades sujeitas ao acompanhamento da empresa.

 

Controlo de serviços concessionados

A SENHA tem condições de proceder ao acompanhamento dos concessionários dos serviços de alimentação, garantindo aos seus Clientes informações e capacidade de intervenção que garantam a qualidade desses serviço e a sua total conformidade com a segurança alimentar e com as exigências contratuais existentes.

 

Avaliação Nutricional e Orientação Alimentar

A SENHA Desenvolveu um serviço dirigido aos Clientes com populações escolares. O serviço consiste no levantamento da situação da população alvo, através de acções destinadas a determinar o “IMC” (índice de massa corporal) e a “Massa Gorda” de cada individuo, analisando-se em sequência a situação detectada, através de “software” especialmente desenhado para o efeito. Da análise resultam dados que permitem a análise profunda da situação e, com base nela, a tomada fundamentada de medidas correctivas (ementas, oferta dos bares/bufetes, acções de esclarecimento ou promoção, etc.). O “software” já referido faculta ainda “fichas individuais” por elemento da população analisada, das quais constam a respectiva evolução ao longo do tempo, possibilitando acções individualizadas para resolução de eventuais problemas.

A “AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E ORIENTAÇÃO ALIMENTAR” de populações escolares é já um sistema perfeitamente testado, aplicado há já mais de 5 anos a uma população composta permanentemente por cerca de 3.000 crianças e jovens, com resultados comprovadamente eficazes na redução dos níveis de “obesidade” e “excesso de peso”, assim como na despistagem de doenças do comportamento alimentar.

 

Controlo de “stocks” e custos

O sistema baseia-se em “software” especificamente desenvolvido pela SENHA e pretende não deixar sem resposta questões como as seguintes:

- Quanto custe efectivamente cada refeição servida ?
- Os desperdícios que tenho são razoáveis ?
- Quanto custam as refeições intermédias ?
- A cafetaria é rentável ?
- O meu controlo de “stocks” é eficaz ?

O sistema, concebido pela SENHA de forma totalmente informatizada, permite respostas adequadas a todas estas questões e a outras semelhantes, além de garantir a RASTREABILIDADE dos géneros alimentícios, permitindo o cumprimento praticamente automático do Regulamento CE Nº 178/2002

 

Ementas

A SENHA pode prestar apoio ou mesmo proceder à elaboração das ementas de forma a conseguir a sua total adequabilidade aos tipo de utentes e às suas necessidades específicas, assim como a eventuais limitações orçamentais existentes.

Os técnicos da SENHA poderão ainda proceder às elaboração de “fichas técnicas” referentes a todas as ementas existentes.

 

Formação

A SENHA põe à disposição dos seus Clientes acções de formação abrangendo várias vertentes da área alimentar. Tanto em relação à higiene e segurança alimentar, como às noções de microbiologia, ao atendimento, ao controlo de “stocks” e custos, ou à rastreabilidade, entre outras,  a SENHA tem soluções adequadas e eficazes.

Toda a formação é ministrada por formadores a habilitados para o efeito (CAP), sendo devidamente avaliada a todos os níveis (avaliação dos formandos, formadores e da própria formação).

 

Projectos

A SENHA está habilitada conceber PROJECTOS DE EXECUÇÃO de instalações de cozinha e anexos, procedendo à elaboração dos “lay-outs” de equipamentos, das “plantas técnicas” respectivas (água, esgotos, electricidade e gás), podendo ainda elaborar cadernos de encargos completos (condições gerais e técnicas, fichas técnicas por equipamento, lista de medições e fichas de manutenção), além de estimativas orçamentais.

Na sequência da elaboração de cadernos de encargos, a SENHA disponibiliza ainda outros serviços, podendo assessorar os Clientes na opção pela proposta mais vantajosa (relação “qualidade x preço”) e procedendo, em obra, à verificação da conformidade dos equipamentos fornecidos e da respectiva montagem (vistorias).

 

ERS 3002/1 (APCER)

A SENHA pertence ao grupo de consultores que podem assessorar empresas de restauração na implementação e posterior certificação da “ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DE SERVIÇO” ERS 3002/1 da APCER, relativa à QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO.

Dentro dos objectivos de melhoria contínua relativos ao atendimento aos seus Clientes, a SENHA tem vindo a desenvolver o seu sistema de “gestão de qualidade” que, a partir do passado dia 08 do corrente mês de Setembro,

Continuar...